Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Consumismo, você sabe lidar com isso?



   


  Esse ato de consumir abusivamente sem ter necessidade está "consumindo o mundo", a mídia é a principal causa disso, por meios de propagandas, anúncios, sloogans e etc. ela nos influência a comprar muitas vezes produtos e objetos supérfluos que nem sempre precisamos no momento, e até mesmo coisas que já possuímos.Os aparelho de celular passaram a ter vida útil, hoje em dia é comum um parelho que não dure mais que um ou dois anos. Os produtos já são fabricados com essa intenção - duração de curto prazo, assim temos no mercado aparelhos modernos, caros e que duram pouco tempo, e logo se torna lixo, para então comprarmos outro.Assim é o desenvolvimento capitalista, baseado em inovações tecnológicas, em busca do lucro e no aumento contínuo dos níveis de consumo, precisa ser substituído por outro, que leve em consideração os limites suportáveis na natureza e da própria vida.
  
É importante lembrarmos que consumir é diferente de consumismo. O consumir é por necessidade, pela sobrevivência, consumismo é simplesmente comprarmos algo inútil sem necessidade. Algumas  pessoas consumem para se sentir bem, por um simples prazer de consumir, isso gera um vício.

O consumo abusivo gera transtornos como a Oneomania, que é um transtorno psiquiátrico marcado pela vontade sem controle de comprar. As pesquisas apontam que já chega a 3% os compradores compulsivos com esta patologia. O que estas pessoas têm em comum é uma vontade incontrolável de comprar; sem absoluto critério e consciência da sua verdadeira necessidade e condição financeira. 

E o meio ambiente? Haja lixão para tanto lixo!




                                                                             Yslaine Rodrigues




                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário